Vassouras - O belo interior do Rio, sua história que encanta.

💙
terça-feira, 1 de agosto de 2017
Como foi mostrado aqui pra vocês , estivemos em Vassouras, cidade histórica no interior do Rio, a convite do Vale do Café para conhecer um pouco mais da região, então hoje vou falar um pouco dos passeios que fizemos por lá.



Já fiz um post falando sobre Hotel Santa Amália, o hotel que ficamos hospedados,. -dêem uma olhada no post anterior para saber como foi legal-

O primeiro passeio, no sábado de manhã, foi um verdadeiro mergulho cultural e enriquecedor com Andreia Pit no centro da cidade de Vassouras, o ponto de encontro foi a Matriz N. S. da Conceição, que fica na parte alta da praça Barão de Campo Bello, enchendo a praça de graça com sua arquitetura neoclássica, bonita por fora e por dentro. 
Matriz N. S. da Conceição
Chafariz da Praça Barão de Campo Bello
Marina no gramado da Praça Barão de Campo Bello

Já na igreja tivemos uma verdadeira aula da grande importância da cidade no período colonial, com os áureos tempos do café. 
Teve passeio de trenzinho por toda a cidade, que mais parece que parou no tempo, com seus casarões antigos tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, praça ardonada com chafariz, estação de trem com Maria Fumaça, e muitas fazendas abertas a visitação. 
.
A Andreia, nossa guia turística, uma pessoa carismática, que faz parecer que estamos no século XIX, revivendo toda a história da região. O passeio terminou na estação de trem com uma mini degustação de café, cachaça e licor. Preciso confessar que adoramos o licor de café e trouxemos uma garrafa. Passeio bem legal, barato e oferecido pela maior parte dos hotéis.

Trenzinho e nossa guia Andreia Pit
Estação de trem de Vassouras
Após o almoço seguimos para Fazenda Vista Alegre que fica em Valença, cidade vizinha de Vassouras e também faz parte do Vale do Ciclo do Café. Esse foi um passeio um pouco mais cansativo, pela distância, passamos 1:30 no carro para chegar até a fazenda, -porém depois descobrimos que existe um caminho mais rápido e fácil do que o que fizemos. 
Fomos tão bem recebidos pala Viscondessa Vera, que até esquecemos do cansaço e embarcamos para mais uma viagem no tempo. Ficamos deslumbrados com sua forma arquitetônica e seus belos jardins. A Fazenda Vista Alegre é uma das mais importantes da região, ja foi cenário de diversas novelas, minisséries e programas de Tv.

Viscondessa Vera
Palmeiras Imperiais da Fazenda Vista Alegre

A Viscondessa Vera nos contou muito sobre a fazenda e nos levou para conhecer suas dependências, a fazenda é a casa da família, e é também na sede colonial onde eles recebem seus hospedes que querem passar momentos magníficos e nostálgicos ao mesmo tempo. 





Na fazenda nasceu a Escola de Ingênuos, primeira escola do país dedicada a alfabetização de filhos de escravos e pobres das redondezas. No inicio do século XX, a Vista Alegre foi uma das pioneiras na produção de queijo. 
Vista Alegre é uma fazenda intimista, aconchegante e como seu nome diz, alegre. Os proprietários tentam manter a originalidade, cores, móveis, decoração. 

Hoje a Vista Alegre faz visitações guiadas pela própria Viscondessa como eu falei, e inclui opções de almoço ou lanche que é servido no jardim. Além de realizar eventos sociais, culturais e corporativos.

Aqui preciso dizer como fiquei encantada vendo o afeto e cuidado de Vera com a fazenda, ela nos conta com tanto carinho sobre as histórias do local que a gente tem vontade de saber mais e mais. Vera casou-se nos jardins da fazenda, e também já fez bodas de prata ali. Tem recortes de jornais e fotos para que a gente reviva todo esse amor. 
Lateral da Vista Alegre e um de seus jardins ao fundo

Adoramos de verdade a recepção e estamos com muita vontade de voltar. :) 

Serviço: 
Estrada Valença/ Conservatória- número 2.800- KM 18- Valença-RJ 
Reservas: renattamattos21@gmail.com - (21) 98817 0747/ (21) 3181 7516 


No domingo, fomos conhecer um jardim ecológico. O Uaná Etê possui 135.000 m2, aberto à visitação, que propõe uma reflexão sobre arte e natureza. Com atrações permanentes surpreendentes como o bosque de sinos, a árvore dos cristais, a árvore das infinitas possibilidades, cheia de fitas de cetim para você enlaçar seus desejos, cinco gramados com vistas deslumbrantes, trilhas com placas de exercícios e meditação, teias entre árvores para descanso ou movimento, escalda pés, piscina de lama e chuveirões. Um local realmente único baseado em princípios de responsabilidade ambiental natureza e arte, rodeado pela mata atlântica.


Bosque dos Sinos
Teias entre árvores para descanso
Piscina para hóspedes
Árvore das infinitas possibilidades

Vocês não fazem ideia do quão lindo é esse lugar, da sensação maravilhosa de estar em contato direto com a natureza, de poder respirar ar puro, de sentir o cheiro das plantas, da paz, da calmaria que é estar ali.  É impossível descrever aqui com palavras,  somente estando no jardim é que vocês entenderão o que eu estou falando.



Uaná Etê oferece um espaço coberto, um Paço, que possibilita realizar diversos eventos, e ainda gramados, deques, pequenos lagos, e piscina. Além disso os visitantes contam com um charmoso sobrado com cinco quartos, Solar, que acomoda até 18 pessoas, e duas Eco Hospedagens no topo do jardim, experiências incríveis de pernoite ecológico, essa eco hospedagem é uma casa de vidro sem luz elétrica, com banheiro externo seco, realmente deve ser uma experiência única, ne?! Coisa de filme, para os amantes da natureza deve ser mesmo magnífico. 

Entrada Uaná Etê
Paço
Solar



Serviço:
(24) 2468-1550 | jardimuanaete@gmail.com


Aqui estão algumas poucas fotos nossas, a maioria foi retirada da internet, da pagina das atrações. Uma pena irreparável ter perdido nossas fotos , fizemos muitas fotos incríveis de momentos incrivelmente mágicos que ficarão em nossas memórias. 

Adoramos o passeio e agradecemos com muito carinho o convite ao Vale do Café Rio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Custom Post Signature

Custom Post  Signature